O espaço tem projeto de Gustavo Paschoalim e Frederico Cançado e a elogiada cozinha saudável da chef Lourdes Bottura
Reconhecido por seu repertório na culinária saudável e cheia de sabores, com ingredientes frescos e escolhidos a dedo diretamente dos produtores, o restaurante Badebec busca promover o bem-estar e a conexão com a natureza, criando diferentes experiências aos clientes. Em sua 20ª presença na CASACOR SP, o elegante espaço comandado pela chef Lourdes Bottura se integra totalmente ao ambiente assinado por Gustavo Paschoalim e Frederico Cançado, que valoriza o verde e as formas do Conjunto Nacional. Batizado por eles de Restaurante Tropical, que é um dos pontos mais badalados e visitados da mostra de decor.
“É o grande evento de design e arquitetura do Brasil. É muito importante reunir os arquitetos de renome, com grande experiência, e também dar oportunidade aos novos. Uma honra sermos convidados todos esses anos”, comenta Lourdes Bottura, a chef que dá sua identidade aos pratos da cozinha que provocam verdadeiras emoções gustativas, com opções variadas de pratos quentes e frios diariamente.
Localizado no melhor circuito da mostra paulista, na esquina da Alamedas Santos X Rua Augusta, o restaurante foi desenvolvido a partir dos traços delimitados para o jardim, com referências da junção de um marco arquitetônico de David Libeskind, com curvas orgânicas inspiradas em Burle Marx. “A ideia era fazer algo tropical, com formas orgânicas e muita vegetação, de certa forma quebrando os lindos volumes com formas retas do Conjunto Nacional, um edifício modernista, mas respeitando ao máximo sua história, mantendo lajes aparentes, piso original e etc. Entramos com um conceito de intervenção mínima de obra”, relata Frederico Cançado, paisagista.
O espaço de 700 m² tem um conceito responsivo – para receber reuniões de amigos e profissionais, além de momentos de relax em um fim de tarde ou início de noite – , que atende a programação com muito aconchego e garante melhores circulação e trabalho. E profissionais da área têm aproveitado bastante o restaurante para brindar o sucesso de suas empreitadas.
São 90 cadeiras e 10 banquetas altas de bar. Também há muito requinte com móveis assinados, iluminações e obras de arte para receber bem clientes/visitantes. “O nosso maior desafio foi a funcionalidade e ter que adaptar o layout/decoração ao uso e necessidade do Badebec. Tivemos que nos adaptar e trabalhar em conjunto para ajustar sempre a melhor opção”, explica Gustavo Paschoalim, arquiteto que já participou de 10 edições do evento.
Na mesa do bufê, uma variedade muito grande de saladas e pratos quentes e frios, tais como quiches, risotos, massas, aves, peixes e carnes, tudo com ingredientes naturais, sempre fresquinhos, se complementam com beterraba amarela ou rosada, abobrinha amarela, cenoura amarela, negra ou branca. “É sempre um desafio, é preciso surpreender o público, criar receitas novas e estar em equilíbrio com a proposta da CASACOR, que neste ano traz o tema ‘Infinito Particular’. Tentamos desenvolver uma comida que faça a alegria dos visitantes. O fato de o Badebec ter um restaurante grande, que recebe muita gente, me dá alegria para trabalhar, é muito gostoso estar lá e vencer todos desafios’’, pontua Lourdes, que é entusiasta da arquitetura e decoração.
SERVIÇO: BADEBEC CASACOR SP 2022
De 5 de julho a 11 de setembro (datas podem ser alteradas de acordo com a organização da mostra) / Aberto para almoço (de terça a domingo, das 12h às 15h) e jantar (das 19h às 22h)
Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073, Consolação), 1º andar
Reservas: (11) 96470-7067
Estacionamento: Rua Padre João Manuel, 60
Fonte: Tuca Aguirre