Com mudança no comportamento do consumidor, que cada vez mais aprecia e valoriza os cafés especiais, método faz sucesso também fora das residências
É comum ouvir nas cafeterias modernas pedidos por cafés coados e o motivo não tem a ver com nostalgia ou moda retrô. Â medida que os cafés especiais ganham força no Brasil, também cresce o público interessado na experiência da bebida e não só no consumo puro e simples. Mas, afinal, o café coado é uma boa aposta para o empreendedor que tem ou planeja abrir um coffee shop? Daniel Munari, barista com mais de uma década de mercado, tirou essa dúvida durante a Semana Internacional do Café.
O evento, que acontece até sexta, 18, tem uma programação com vários temas que dialogam com o momento atual do café no Brasil e no mundo. Indo direto ao ponto, Minari afirmou que “investiria até em uma cafeteria só com cafés coados, pois há público para isso”. E realmente há. De acordo com dados da ABIC, os brasileiros bebem cerca de 2 bilhões de doses de café por dia. Mais de 98% dos lares tem café de alguma forma e 84% é feito coado. Já o mercado de cafés especiais teve crescimento de 15% entre 2021 e 2022, segundo o especialista.
Então, dá para se jogar sem medo no modelo? Sim e não. Pelos números e comportamento de consumo, Munari defende que café coado é um bom mercado, mas ressalta a necessidade de cuidados para o sucesso da operação. O primeiro deles é a separação do que é vontade do empreendedor e o que o público quer. “Adequação é fundamental. Deve-se avaliar o perfil de quem comprará o café efetivamente naquela área escolhida, seus hábitos culturais e financeiros. É preciso entender quem quer apenas tomar um café e quem entende do produto e busca por experiências”, diz.
Outra dica importante é simplificar a escolha do consumidor. “De que adianta ter 15 métodos de preparo se o público não sabe diferenciar? O caos começa logo no momento do pedido, quando ele terá de escolher entre vários tipos de café e se vai ser coado na prensa francesa, na aeropress, etc. Nós, baristas, precisamos ter este termômetro para saber direcionar ou ampliar a jornada de compra, quando necessário”, finalizou.
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Fonte: KB Comunicação