Serviços itinerantes nos bairros, consciência dos direitos e confiança no atendimento oferecido são alguns dos motivos para que a população recorra mais ao órgão de defesa do consumidor

A procura pelo atendimento no Procon Diadema, nos primeiros quatro meses de 2023, teve um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2022, saltando de 1.603 atendimentos, no ano passado, para 1.989, neste ano.

Na avaliação da coordenadora do Procon, Eliete Menezes, os números refletem as ações adotadas para divulgar o trabalho realizado e ampliar o acesso da população aos serviços. Entre elas, a criação da Escola Municipal de Educação para Consumo de Diadema, o calendário mensal do Procon Móvel nos bairros e participação em eventos na cidade, como a Escola Aberta para a Família, promovida pela ETEC Juscelino Kubitscheck de Oliveira, do Governo do Estado de São Paulo, no bairro Serraria. “Essas ações são muito importantes e aumentam a demanda pelo atendimento, visto que a maioria da população ainda desconhece seus direitos como consumidor”, afirma.

Empoderamento

No último dia 26, o Procon Móvel foi instalado na Praça da Moça e 35 pessoas procuraram o serviço, sendo que 25 tiveram sua reclamação registrada e 10 requisitaram a abertura de Carta de Informação Preliminar (CIP), documento inicial para que a reclamação seja solucionada. O número de CIP abertas é 30% maior em relação à primeira visita do Procon Móvel deste ano, em 28 de abril, no bairro Serraria.

Para Eliete, o aumento reflete também a aprovação do serviço pela população. “Notamos, neste mês, que parte dos consumidores atendidos obteve a informação sobre o atendimento do Procon Móvel por um amigo ou familiar que recebeu atendimento. A ideia é realizar esse tipo de ação mensalmente”, explica Eliete.

Acesso

Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município. A reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A próxima edição do Procon Móvel será em 30 de junho. O local será divulgado posteriormente, mas a ideia é que todos os bairros da cidade recebam o serviço itinerante.

Serviço:

Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

Email: procon@diadema.sp.gov.br

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.