Brasil é 100% na F1

O dia 23 de Agosto de 2009 não foi apenas mais uma manhã de domingo comum na F1, era uma edição especial, um dia especial em que um piloto brasileiro marcaria seu nome para sempre na história do automobilismo brasileiro e na história da F1, sim, foi neste dia no Circuito de rua de Valência na Espanha, auge do verão europeu, que Rubens Barrichello venceu pela 10ª vez na F1, mas foi apenas uma vitória comum como tantas outras de tantos outros pilotos? Não, aquela foi a vitória número 100 do Brasil na maior categoria do automobilismo mundial.

Esta rica história de vitórias do Brasil na F1 teve seu 1º capítulo escrito no dia 04/10/1970, no circuito norte americano de Watkins Glen, quando o jovem Emerson Fittipaldi venceu pela primeira vez na F1, guiando a lendária Lotus de Colin Chapman. Aquele seria o primeiro de uma linda e rica história verde amarela na F1, correndo pelos 4 cantos do mundo, nos circuitos mais famosos e desafiadores da F1.

Até o dia 23/08/2009, dezenas e dezenas de vitórias brasileiras aconteceram na F1, passando por Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, que conquistou apenas 1 vitória na F1, no GP Brasil de 1975, no dia 26/01/1975, no Autódromo de Interlagos, vitórias de Nelson Piquet, nosso eterno e inesquecível Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa. Até este dia histórico em Valência, o Brasil somava 99 conquistas na F1, sendo 14 de Emerson Fittipaldi, 1 de José Carlos Pace, 23 de Nelson Piquet, 41 de Ayrton Senna, 11 de Felipe Massa e 9 de Rubens Barrichello.

O Grande Prêmio da Europa de 2009 foi o primeiro após as férias de verão da F1, e o primeiro após o grave acidente sofrido por Felipe Massa no treino classificatório para o Grande Prêmio da Hungria, no circuito de Hungaroring. Rubens Barrichello, da equipe estreante Brawn GP, correu com um capacete com uma mensagem em apoio ao seu compatriota, a mensagem em inglês dizia “ Felipe, see you on the track soon “ que quer dizer “ Felipe, te vejo em breve nas pistas “.

A corrida teve na primeira fila a dupla da McLaren, com Lewis Hamilton na pole, seguido por seu companheiro de equipe, o finlandês, Reikki Kovalainen, Barrichello foi 3º. As McLarens largam bem mantendo a ponta, enquanto Rubens mantém o 3º lugar para não perder o contato com os carros de Ron Dennis, enquanto isso, a Ferrari escalava o piloto de testes, o italiano Lucca Badoer, que teve um desempenho pífio, horroroso, tanto que após o treino de sábado, o povo da F1 fez uma piada com seu nome mudando de Badoer para BAD YOU ARE, que quer dizer COMO VOCÊ É RUIM.

Momentos antes da primeira parada, Rubens Barrichello acelerou forte e tirou bastante a diferença para Kovalainen, o que fez com que ao sair dos boxes após a primeira parada, o brasileiro voltasse em 2º, a frente do finlandês da McLaren, e bem mais próximo do líder Lewis Hamilton. Rubens veio ditando um ritmo forte, tirando a diferença para Hamilton, até o momento da 2ª parada de ambos.

Hamilton para primeiro, mas a equipe McLaren comete um erro com seu piloto inglês, esquecendo de trazer dos boxes o pneu dianteiro direito, fazendo com que Hamilton perdesse preciosos segundos nos boxes, e com que a liderança caísse no colo de Barrichello. Após o erro da equipe, Hamilton volta e tenta descontar o prejuízo, enquanto isso, a equipe Brawn manda para Barrichello a seguinte mensagem “ 5 qualifying laps, C’mon, Rubens”! que quer dizer “ 5 voltas de classificação, vamos lá, Rubens”! Ou seja, pediu para que ele andasse forte por 5 voltas em ritmo de classificação, pois estava próximo de sua parada para troca de pneus e reabastecimento.

Rubens seguiu as ordens de sua equipe e acelerou forte, conquistando a vantagem para parar e voltar na liderança. Após o retorno dos boxes na liderança, teve apenas que controlar a vantagem para Hamilton, para cruzar a linha de chegada em 1º pela 1ª vez na temporada de 2009, 10ª na carreira, e acima de tudo, dando ao Brasil sua 100ª vitória na história da F1.

Aquela era a primeira vitória de Rubinho na F1 após o GP da China de 2004, disputado no dia 26/09/2004, no Circuito Internacional de Shangai, a última de Rubens pela Scuderia Ferrari. Esta vitória não poderia acontecer com alguém senão Rubens Barrichello, tão criticado e desrespeitado por pessoas que não entendem nada de F1, e que viviam fazendo piadas idiotas com o piloto brasileiro. Este dia tinha que ser dele, mostrando ao mundo seu talento e seu valor, e sua capacidade de andar forte entre os líderes e lutando por vitórias.

Obrigado por este dia, Rubinho! Foi legal demais ter gritado naquela manhã de domingo RUBENS BARRICHELLO DO BRASIL NA PONTA DOS DEDOS!!!

Compartilhar

11 comentários em “100 vezes Brasil na F1”

  1. Que dia grandioso…que saudades daqueles domingos fantásticos q tínhamos… parabéns pela matéria sensacional…bom Rubens sendo Rubens né ….kkkkkk top como sempre …👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.