O piloto espanhol Fernando Alonso Díaz, nascido na cidade de Oviedo, região das Astúrias, foi visto desde cedo como um grande talento na F1, ao estrear pela equipe Minardi na temporada de 2001. O jovem espanhol passou a temporada de 2002 fora do grid, retornando ao grid em 2003, pela equipe Renault.

Com um carro competitivo, unido ao seu talento nato, Alonso veio para quebrar recordes e conquistar grandes feitos na categoria máxima do automobilismo. Já no Grande Prêmio da Malásia, no circuito de Sepang, Alonso conquista sua 1ª pole position na F1, com 1:37:044, e apesar da bela corrida que fez, terminou na 3ª colocação, atrás de Rubens Barrichello da Ferrari e do finlandês Kimi Räikkonen, que vencia pela 1ª vez na F1, já em sua 2ª corrida pelo time de Woking. Aquele pódio foi o 1° de uma série daquele jovem espanhol que desde cedo aspirava o título de campeão do mundo.

Aquele pódio mostrou ao mundo da F1 um novo talento, e pódio que voltou a se repetir no Grande Prêmio do Brasil, no dia 06 de Abril, no Autódromo de Interlagos, com outro 3° lugar, porém, Alonso não pôde ir ao pódio devido ao forte acidente sofrido na Curva do Café, tendo sido levado ao hospital para exames, felizmente, nada de grave com o espanhol.

Fim de semana do Grande Prêmio da Hungria, no travado circuito de Hungaroring, dias 22, 33 e 24 de Agosto de 2003, Alonso novamente larga na pole position, com 1:21:688 e mesmo aos 22 anos, o jovem espanhol de Oviedo liderou a corrida com autoridade de um veterano, não dando nenhuma chance aos concorrentes, inclusive o atual pentacampeão mundial, o alemão Michael Schumacher, da Ferrari, que terminou apenas na 8ª posição.

Após liderar de ponta a ponta, Fernando Alonso cruzava a linha de chegada na 1ª posição pela 1ª vez na carreira, era a 1ª vitória de um piloto espanhol na F1, a 1ª vitória da equipe Renault na F1, desde Alain Prost no Grande Prêmio da Áustria em 1983, e no pódio, ouvíamos o famoso hino francês, a Marselhesa, pela primeira vez desde 19 de Maio de 1996, quando o francês Olivier Panis, venceu em Mônaco, guiando uma Ligier.

Com esta vitória, Fernando Alonso se tornava o piloto mais jovem ao vencer um Grande Prêmio na F1, aos 22 anos de vida, ele que é nascido em 29 de Julho de 1981, recorde que pertencia a nada mais nada menos que o bicampeão mundial, o brasileiro Emerson Fittipaldi.

Com esta vitória na Hungria, Fernando Alonso, futuro bicampeão mundial, dizia ao mundo da F1: Muito prazer, meu nome é Fernando Alonso, vencedor de um Grande Prêmio de Fórmula 1 e vim aqui para ser campeão mundial e escrever meu nome na história da F1!

O que se viu dali em diante, a história conta!!!

Compartilhar

5 comentários em “A 1ª vitória de Fernando Alonso na F1”

  1. Um grande dia na F1, e pro automobilismo espanhol. Alonso já dava amostra, q iria mandar mto bem. O Marcelo consegue, fazer a gente voltar no tempo. Matéria mto rica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.