Posto itinerante funcionou na região central e acolheu mais de 70 pessoas para orientação e registro de denúncias; serviço funciona gratuitamente de segunda a sexta-feira na defesa do consumidor

 

Cobranças abusivas e falta de informação ou clareza no momento de adquirir serviços financeiros foram as principais reclamações registradas pela equipe do Procon Móvel que atendeu moradores de Diadema, em um posto instalado na Praça Lauro Michels, nesta sexta-feira (26/04). Dos 71 atendimentos, 14 estão relacionados a essa área, o que representa 20%.

 

Quando é levada em consideração apenas o registro de Carta de Informações Preliminares (CIP), que é o documento formal para dar início à solução, das 11 CIPs registradas, sete estão relacionadas a instituições financeiras, proporcionalmente, são mais de 63% das reclamações formais. A ação é uma parceria da Prefeitura com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado de São Paulo, para levar informação sobre as relações de consumo, esclarecer dúvidas e registrar reclamações.

 

O morador da Vila São Vicente, na região central, Juranilson Gomes da Silva, aprovou a iniciativa. “Estou com algumas questões no banco e estão me cobrando valores abusivos. Aqui orientaram muito bem e me senti mais confiante pela recepção, presteza no atendimento e tempo para retorno. Vou reunir toda a documentação e levar ao Procon para dar andamento”, relatou. Ele acredita que informação é fundamental para garantir o direito do consumidor. “As pessoas são, diariamente, lesadas sem saber dos seus direitos, então eu acho muito importante essa iniciativa”, ressaltou.

 

A aposentada Maria Aparecida Amorim Inocêncio também passou pela região central e parou no posto móvel do Procon para pedir orientação. “Eu estava indo à Companhia de Saneamento Básico resolver uma cobrança que não reconheço, mas decidi parar aqui porque já conheço o Procon e sei que ele resolve. É muito bom, mas o consumidor tem que estar com toda a documentação à mão para poder resolver certinho”, afirmou.

 

Além de orientar quem passou pelo local, as especialistas distribuíram material informativo sobre direito do consumidor. Na avaliação da técnica da instituição municipal, Milena Martiliano, “as pessoas estão sabendo mais sobre o que é o Procon. Nos atendimentos de hoje, os consumidores questionavam mais sobre os problemas e não sobre o que o órgão faz. Isso é muito positivo, pois mostra que o serviço está mais acessível à população”, afirmou.

 

Procon Móvel, uma parceria com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado de São Paulo, para levar informação sobre as relações de consumo, esclarecer dúvidas e registrar reclamações. O posto funcionará, das 9h às 16h, na Praça Lauro Michels, no encontro entre as avenidas Antônio Piranga e Fábio Eduardo Ramos Esquível e a Rua Amélia Eugênia.

 

Atendimento

A ação do Procon Móvel é realizada mensalmente com a parceria da Fundação Procon. Durante a semana, o atendimento gratuito é realizado na Avenida Sete de Setembro, 400, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Para ser atendido é preciso ser morador de Diadema ou funcionário da municipalidade. A orientação é levar para o atendimento original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.

 

A instituição municipal ainda promove palestras e cursos por meio da Escola Municipal de Educação para o Consumo (EMEC) de Diadema. Para conferir o cronograma da instituição ou agendar uma atividade para grupos fechados a partir de oito pessoas, entre em contato direto com a escola. Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/escola-de-educacao-para-o-consumo-de-diadema-disponibiliza-cursos-para-grupos/.

 

Serviço:

Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

Email: procon@diadema.sp.gov.br

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