Miguel Mariotti triunfa outra vez na Challenge e Silvio Morestoni é pole na Trophy

 Interlagos mais uma vez recebeu uma empolgante jornada da Porsche Cup C6 Bank. Na Carrera Cup, o carioca Thiago Vivacqua entrou na história de 20 anos do evento ao ser o centésimo pole diferente. A seguir ele venceu pela primeira vez, após duelo com Cristian Hahn nas voltas iniciais. Marçal Muller foi terceiro em sua corrida de número 100 e segue na liderança do campeonato graças a uma temporada bastante sólida. Miguel Paludo e Werner Neugebauer completaram o pódio.

Na classe Sport a vitória ficou com Lineu Pires, sexto colocado no geral. E na Rookie o vencedor foi o estreante Marcos Regadas, recebendo a bandeirada em um respeitabilíssimo 11º lugar depois de largar em 27º, num grid de 30 competidores.

A seguir veio a corrida da Challenge, com mais um espetáculo de Miguel Mariotti. O competidor do carro #21 converteu pole em vitória após perder momentaneamente a liderança para Leonardo Herrmann. Mariotti venceu pela terceira vez em cinco corridas, tendo subido no degrau mais alto do pódio em todas as três pistas pelas quais a categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta passou em 2024. Herrmann foi segundo, prevalecendo na Sport. Sadak Leite, Antonella Bassani e Celio Brasil completaram o pódio.

Pela classe Rookie, mais uma vez, a vitória ficou com Caio Chaves. Ele se aproveitou de escapada de Wagner Pontes na última volta no contorno da Junção e venceu na divisão pela quarta vez em cinco corridas.

O dia foi encerrado com o quali da Trophy, treino encerrado com a pole-position de Silvio Morestoni e o Porsche #8.

No domingo, a programação começa às 9h com a largada da categoria de acesso. A Carrera Cup compete às 12h30, com a Challenge a seguir. 

As corridas são exibidas pela Band, Bandplay, Acelerados e canais digitais oficiais da categoria.

 

As corridas

Carrera

Na primeira tentativa de largada, o pelotão se apresentou desalinhado, de modo que a direção de prova determinou mais uma volta em regime de bandeira amarela (embora a regressiva de 25 minutos tenha sido iniciada).

O pole Thiago Vivacqua sustentou bem a linha interna na primeira perna do S, enquanto Christian Hahn emparelhou e teve a melhor trajetória para assumir a liderança na segunda perna. Marçal Muller saltou para terceiro e Miguel Paludo para quarto. Lineu Pires fechou a primeira volta em quinto, liderando na Sport. O prejuízo da primeira volta ficou na conta de Werner Neugebauer, que largara em terceiro e atravessou o S do Senna, caindo para oitavo lugar. Pela Rookie, a liderança era de Leo Sanchez, em 17º no geral.

Vivacqua tentou duas vezes atacar Hahn na quarta volta, mas o #26 ficou pelo meio da pista no S do Senna e tirou o espaço do concorrente na reta Oposta. Na quinta volta, Vivacqua atacou por fora na tomada do S do Senna e a manobra surtiu efeito para o pole voltar à liderança. Marçal Muller tentou acompanhar e os dois vieram lado a lado até a tomada do Laranjinha, onde Hahn prevaleceu.

A briga de Marçal com Hahn favoreceu Vivacqua na liderança e, em uma volta, o carioca tinha mais de1.2s de margem sobre o #26. Paludo tentava acompanhar Muller, enquanto Pires, em quinto segurava a liderança na Sport. Já a liderança na Rookie era de Marcos Regadas, em 16º.

Na volta 7, foi acionado o safety-car após contato entre os carros #3 e #29 deixarem Rodrigo Mello de lado. Ele acabou coletado por Pedro Aguiar e teve a suspensão quebrada, incapaz de levar seu carro para um local seguro.

A relargada veio na volta seguinte. Vivacqua livrou espaço de Hahn e este de Marçal. O #544 foi atacado por Miguel Paludo e os dois gaúchos ficaram todo o primeiro trecho lado a lado.

Mas a batalha logo foi interrompida por nova intervenção do safety-car, após entrevero envolvendo múltiplos carros no S do Senna na relargada.

A relargada veio na volta 12, para um sprint de duas voltas. Hahn tomou uma fechada de porta na primeira perna do S e Marçal neutralizou o assédio de Paludo desta vez. Mas Werner atacou e passou Pires, para ser quinto.

O top5 seguiu inalterado até a bandeirada, para mais um vencedor nos 20 anos de história da categoria, Thiago Vivacqua. Hahn foi segundo. Líder do campeonato, Muller foi terceiro, com Paludo em quarto e Werner em quinto. Pires ganhou na Sport com o sexto posto no geral. Já a vitória na Rookie ficou com Regadas, cruzando a linha de chegada em 12º, depois de largar em 27º em sua primeira corrida na categoria.

Após a cerimônia de pódio, Vivacqua sorteou o número 6, determinando a respectiva inversão de posições na corrida de domingo. Assim ele larga da terceira fila, com Lineu Pires saindo na pole.

 

Challenge

O pole Miguel Mariotti perdeu a posição para Leonardo Herrmann na largada, enquanto Gerson Campos também largou bem para ser terceiro. Então Marco Tulio rodou no Lago e foi coletado por Lucas Locatelli. Mais à frente, Mariotti deu o troco em Herrmann no Laranjinha, enquanto contato entre Cristian Mohr e Campos fez o carro #82 rodar no Bico de Pato. O safety-car foi acionado.

A relargada veio com Mariotti na liderança, seguido por Herrmann (liderando na Sport), Matheus Roque, Sebá Malucelli e Celio Brasil. Em nono, Claudio Simão liderava na Rookie.

Mariotti sustentou a ponta na relargada e logo ficou sob ataque de Hermann. Caio Castro entrou no top5, passando Celio Brasil e Sebá Malucelli (este, com leve contato entre os carros) e lutava com Sadak Leite. Já Antonella Bassani vinha em formidável escalada depois de largar de 11º.

Na volta 8, Caio Castro avançou para quarto ao passar Roque. Este foi atacado por Antonella no S do Senna, mas defendeu bem. Até a campeã concretizar a manobra no Laranjinha.

Mariotti tentava ir além de 1s de vantagem, sobre Herrmann nos 10 minutos finais, mas o estreante era rápido nas retas. Sadak Leite era terceiro com relativa tranquilidade, enquanto Caio Castro era atacado por Antonella pelo quarto posto. Em 11º, Wagner Pontes liderava na Rookie.

Na volta 11, Herrmann escapou no Mergulho, dando o refresco que Mariotti precisava no comando do pelotão, mas retomou a trajetória em segundo lugar. Sadak Leite se animou, tirando a diferença para o líder da Sport. E Antonella seguia atacando Caio Castro pelo quarto lugar. Ela conseguiu ultrapassar na passagem seguinte, na freada do Lago, depois de dividir a reta Oposta com o carro #22.

Para piorar o dia do #22, foi anunciada punição de 10s a ele pelo contato com o #100 mais cedo na corrida.

Nas voltas finais, Herrmann conseguiu se aproximar de Mariotti, acompanhado por Sadak a 1s de distância. Antonella era quarta, com Caio Castro em quinto. Em 11º, Pontes permanecia na liderança da Rookie.

Mariotti venceu pela terceira vez em cinco corridas no ano e completou vitórias em todas as pistas de 2024. Herrmann venceu na Sport com segundo lugar no geral. Sadak foi terceiro e Antonella quarta. Celio Brasil completou o pódio geral em quinto.

Na última volta, Caio Chaves se aproveitou de escapada de Wagner Pontes e venceu na Rookie mais uma vez.

Após a cerimônia de pódio, foi sorteado o número 6, determinando a respectiva inversão de grid na corrida de domingo.

 

O quali – Trophy

A tomada de tempo começou com os carros da classe Sport e teve cinco dos nove competidores dentro do mesmo segundo. Na bandeirada, quem levou a melhor foi André Cytrynbaum, cravando 1:45.649. Fernando Arruda e Gustavo Costa vieram a seguir.

Na sequencia aceleraram os seis carros da classe principal, com destaque para o competidor do Porsche #8, Silvio Morestoni. Em sua melhor passagem, ele estabeleceu marca de 1:43.067, livrando 0.956s sobre o segundo colocado, Gabriel Liber. William Araújo, Leticia Bufoni e William Ferrer completaram o top5.

Após a bandeirada, Araújo perdeu sua melhor volta, caindo fora do top5. Assim Leticia avançou para terceiro no grid, com Ferrer em quarto e William Araujo em quinto.

A categoria de entrada abre a programação deste domingo, com largada às 9h. Os carros partem em fila indiana.

 

O que eles disseram:

“Foi uma corrida com maturidade. Perdi a posição na primeira volta mas nao entrei em pânico. Sabia que tinha pneus novos, nao sabia a estratégia do Hahn, mas sabia que tinha potencial de buscar. Claro que ele defendeu muito bem e deu um calor, mas foi possível passar e recuperar a liderança. É uma conquista minha no autódromo de Interlagos e vamos tentar buscar de novo amanhã.”

Thiago Vivacqua

 

“Foi uma corrida muito difícil aqui em Interlagos, carregando 50 quilos de lastro. Largamos com o pneu da classificação, não era novo. Então, nas primeiras voltas, tivemos de segurar muito a pressão, até sofri uma ultrapassagem na primeira curva, mas consegui recuperar. Aí mantive a liderança e um ritmo muito forte até o fim. São três vitórias em cinco provas, uma regularidade boa. Não esperava por isso nem nos meus melhores sonhos. Tenho de agradecer à equipe, à torcida, aos meus patrocinadores.”

Miguel Mariotti

 

“Foi uma corrida muito boa. A gente classificou em terceiro e, por causa de uma punição ao líder do campeonato, acabamos largando em segundo. Consegui pular para a primeira posição na largada, mas, infelizmente, devido a um problema que tive nas voltas de aquecimento, eles não aqueceram do jeito que precisávamos. A pressão deles acabou ficando bem errada. Precisei lidar com isso. No fim, a gente contou com a sorte. O safety car me ajudou bastante.”

Christian Hahn


“O sábado começou muito bem, principalmente com a classificação, brigando pelo P1 com 50kg no carro de lastro. Mas, infelizmente uma punição injusta na minha opinião, me tiraram um a volta do Q2 por um incidente no Q1, o que não faz sentido. Ainda sim salvamos um P3, que é um resultado muito bom para o nosso ano e até aqui nosso pior resultado. Isso nos mantém na liderança do campeonato, apesar do pior resultado do ano, ainda é um ótimo resultado.”

Marçal Muller

 

“Foi muito bom. Uma corrida bem legal. O safety-car atrapalhou um pouquinho, mas foi bom o resultado. A gente vinha buscando essa vitória e fico contente depois de abandonar as duas na etapa passada por causa de incidentes de terceiros”

Lineu Pires

 

“Acho que não podia ser melhor. Saímos daqui com a vitória. Todo mundo trabalhou a semana toda para isso, era esse o objetivo. Treino não ganha corrida. Então foi muito bom. Espero que amanhã a gente tenha um bom carro para ter um bom ritmo, porque o Israel Salmen chegou logo atrás de mim. Então não estou com folga, apesar de estar numa boa posição. Não tenho ninguém entre eu e ele, e aí fica mais perigoso. Mas estou animado, aprendendo muito. Nunca tinha andado no carro. Naturalmente, quanto mais a gente anda, mais a gente aprende. E eu acho que deu para evoluir bastante.”

Marcos Regadas

 

“Consegui fazer uma boa largada, mas depois acabei errando no Laranjinha. O Miguel (Mariotti) veio por dentro e ultrapassou. Todo mérito a ele. No fim, eu tava chegando, mas cometi alguns erros. Mas estou feliz demais com essa primeira vitória na Sport. E bom demais ter essa torcida aqui em Interlagos.”

Leonardo Hermann

 

“Que corrida! Foi a corrida mais emocionante que já tive na Porsche. Tentei avançar na largada, mas tive alguns problemas. Caí para quarto, fui buscando um por um, com calma. Só que o Wagner (Pontes), o primeiro colocado, tava um pouco distante. Mas fui na paciência, com calma, e fui com tudo na última volta. E deu certo. Não tinha como ser melhor. Depois do Velocitta e do segundo treino livre em Interlagos, estava um pouco inseguro com o ritmo. Mas voltei a ganhar, a andar bem. E estou muito confiante para conseguir um bom resultado amanhã.”

Caio Chaves

 

“Foi uma loucura. Infelizmente, na largada, recebi um toque que prejudicou um pouco minha corrida. Pelo menos não causou nenhum dano no carro. Consegui dar meu melhor na pista, fiz a melhor volta da corrida. Então mostrei que tenho potencial para ganhar a corrida de amanhã. Vou vir muito forte, para cima, de pneu zero. É focar como hoje, repetir a mesma coisa que fiz. Espero que seja uma corrida mais calma. A de hoje foi muito disputada, o tempo inteiro. Foi uma loucura. Acho que eu nunca disputei desse jeito na Porsche Cup, então fiquei muito feliz. Todas as disputas foram limpas. Para amanhã, a ideia é ganhar.”

Antonella Bassani

 

“Foi bem legal. Com pneu novo, tudo muda. Tudo que a gente tinha acertado no treino deu certo. Foi uma volta bem encaixada, então a gente conseguiu fazer o que dava. Foi ótimo. Feliz demais.”

Silvio Morestoni

Resultados

Carrera Cup
1. #10. Thiago Vivacqua 27:32.022
2. #26. Christian Hahn +0.423
3. #544. Marçal Muller +0.884
4. #7. Miguel Paludo +1.947
5. #8. Werner Neugebauer +2.125
6. #888. Lineu Pires (S) +3.640
7. #56. Peter Ferter (S) +3.863
8. #1. Alceu Feldmann +5.197
9. #70. Lucas Salles +5.198
10. #3. Franco Giaffone +5.471
11. #199. Nelson Marcondes (S) +6.141
12. #17. Marcos Regadas (R) +6.912
13. #14. Carlos Campos (S) +8.030
14. #87. Nelson Monteiro (S) +8.220
15. #15. Leonardo Sanchez (R) +8.565
16. #24. Gustavo Zanon (R) +9.005
17. #33. Bruno Campos (R) +9.302
18. #121. João Barbosa (R) +10.477
19. #12. Marco Pisani (R) +12.189
20. #84. Gustavo Farah (R) +12.202
21. #60. Ramon Alcaraz (R) +13.143
22. #9. Edu Guedes (R) +14.020
23. #85. Eduardo Menossi (R) +15.674
24. #74. Piero Cifali (R) +16.000
25. #80. Rouman Ziemkiewicz (S) -2 voltas
DNF
#77. Francisco Horta (S)
#27. Josimar Junior (S)
#20. Pedro Aguiar
#29. Rodrigo Mello
#51. Israel Salmen (R)
(S) Sport / (R) Rookie

 

Sprint Challenge
1. #21. Miguel Mariotti 27:39.051
2. #23. Leonardo Herrmann (S) +0.802
3. #66. Sadak Leite +2.128
4. #72. Antonella Bassani +4.303
5. #139. Celio Brasil (S) +11.082
6. #32. Matheus Roque (S) +11.490
7. #100. Sebá Malucelli (S) +11.839
8. #71. SangHo Kim (S) +13.232
9. #44. Giuliano Bertuccelli (S) +15.630
10. #22. Caio Castro +20.056
11. #54. Caio Chaves (R) +21.527
12. #82. Gerson Campos +22.325
13. #99. Wagner Pontes (R) +27.414
14. #7. Luiz Souza (S) +41.533
15. #45. Paulo Totaro (R) +46.528
16. #38. Eric Santos (R) +48.113
17. #9. Claudio Reina (R) +1:12.532
DNF
#1. Alceu Feldmann Neto (R)
#58. Claudio Simão (R)
#3. Cristian Mohr
#55. Marco Tulio (S)
#177. Lucas Locatelli (R)
(S) Sport / (R) Rookie

Sprint Trophy
1. #8. Silvio Morestoni 1:43.067
2. #14. Gabriel Líber +0.956
3. #13. Leticia Bufoni +1.551
4. #121. Denis Ferrer +1.936
5. #33. William Araujo +2.045
6. #777. Lucas Lucco +2.404
7. #7. André Cytrynbaum (S) +2.582
8. #45. José Moura Neto +2.730
9. #129 Fernando Arruda (S) +2.766
10. #1. Gustavo Costa (S) +2.947
11. #18. Ricardo Zylberman (S) +3.048
12. #77. Vitor Marques (S) +3.513
13. #22. Heverton Cardoso (S) +3.965
14. #331. Neto Heil (S) +4.630
15. #12. Marcelo Seiroz (S) +7.103
16. #11. Thiago Rios (S) +8.304
(S) Sport

Porsche Cup C6 Bank – Etapa 3 – Interlagos:
Domingo, 28 de abril:
09:00 – 09:29 – Corrida (20 minutos + 1 volta) – Sprint Trophy
12:28 – 12:58 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
13:03 – 13:37 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.