Primeira temporada do programa atingiu números significativos de audiência e engajamento, proporcionando um impacto cultural marcante dentre os realities shows musicais

Em um país movido pelo ritmo e pela emoção, Toca Revela, o Reality, competição musical para artistas de todo o Brasil promovida pelo UOL, marcou história como o primeiro reality show musical realizado inteiramente para as redes sociais. Em sua primeira edição, alcançou a marca de 37,5 milhões de visualizações, revelando-se um formato inovador para o público consumir conteúdo audiovisual.

Diferente de qualquer outro programa do gênero, o TOCA Revela, o Reality foi além das telas tradicionais. Com o objetivo de descobrir um novo talento nacional, a iniciativa faz parte do projeto TOCA e foi distribuída em formato de conteúdo vertical, via Instagram, alcançando todos os canais do UOL e ainda contou com uma final ao vivo.

A interação direta nas plataformas digitais fez o público participar de forma ativa durante o programa, até a escolha do vencedor. Os números falam por si: no Instagram, foram 24 milhões de visualizações, enquanto no Tik Tok, outras 13,4 milhões consolidaram o sucesso do programa entre os jovens. Até mesmo plataformas como Kwai, e tradicionais, como YouTube, abraçaram as histórias dos mais variados artistas que passaram pelo programa.

Segundo Vinicius Mesquita, Gerente Geral de Novos Projetos do UOL, o TOCA Revela representa um marco no mercado de conteúdo e uma inovação nas redes sociais. “O reality foi criado para fortalecer a conexão pessoal com a música e oferece uma oportunidade única para artistas que buscam visibilidade em um formato moderno e integrado às plataformas digitais. É uma iniciativa que conecta artistas e fãs de forma inédita, dando ao público o poder de decisão final e promovendo uma relação direta e autêntica”, afirma.

Um fator principal que impulsionou o programa foi a utilização de insights gerados em tempo real. Ao monitorar constantemente o comportamento e as preferências dos usuários nas redes sociais, a produção do programa conseguiu intensificar e trazer mais para perto a experiência do público, mostrando como dados e criatividade podem trabalhar juntos para criar histórias de sucesso.

O programa promoveu momentos inesquecíveis, como o episódio mais visto do Instagram, com 1,7 milhão de visualizações, em que o público foi chamado para votar nos finalistas. Já no TikTok, o vídeo do anúncio do vencedor somou 2,3 milhões de views.

Os grandes vencedores

O Toca Revela, o Reality contou com seis competidores, e a final foi disputada pela cantora pernambucana Sofia Malta e pelo duo paulista Yori. A votação movimentou público e fãs, sendo acirrada do começo ao fim.

Mas o que realmente conquistou corações foi o talento autêntico da dupla Yori, formada por duas potências do soul, Fah Lyma e Nego Lias. O duo vencedor conquistou prêmios oferecidos pelo reality e já está em estúdio gravando um EP produzido por Dudu Marote, com distribuição pela Altafonte, editora musical presente em mais de 170 países. Além disso, a dupla estará presente no lineup do CarnaUOL 2025, o maior evento de pré-carnaval do Brasil.

 

Formada em 2022, a dupla aposta em harmonias vocais e músicas marcadas pela influência de soul e R&B, mas com pegada pop e um tanto dançante. Eles estrearam oficialmente em 2023, com o single “Anáguas” (2023), seguido do EP de estreia “Superfície Lisa e Muito Polida” (2024).

Para o reality, eles apostaram na inédita “Realidade”. Inicialmente, a balada era puxada apenas por violão e voz, mas ganhou corpo na reta final do programa com um arranjo cheio de groove, acompanhado de banda.

O reality também evidenciou o poder da diversidade musical brasileira e a importância das plataformas digitais na construção de carreiras. Yori, com seu estilo soul vibrante e inovador, é o exemplo de que os holofotes estão cada vez mais voltados para quem ousa brilhar além do convencional. O TOCA Revela entrou para a história como algo mais do que um simples reality show: foi um movimento cultural e digital que veio para ficar. Já estamos nos preparando para a próxima temporada. Aguardem!”, finaliza Vinicius Mesquita.

Assista à final e maratona todos os episódios do reality show.

##

Sobre o UOL Conteúdo e Serviços 

UOL Conteúdo e Serviços oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Com cobertura de 71% (7 em cada 10 brasileiros acessam o conteúdo UOL todos os meses), o UOL tem a Home com maior tempo de permanência do Brasil, com 550 milhões de minutos e 89 milhões de visitas. O UOL Conteúdo e Serviços oferece ainda produtos de entretenimento (UOL Play, UOL Economia+, Clube UOL), segurança e Assistência (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), soluções para mídia digital (Publicidade), entre outros. O Grupo UOL é o maior grupo brasileiro de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais e tem ainda as seguintes unidades de negócios: PagBank, companhia aberta na NYSE (EUA), que tem soluções completas para pagamentos online e presenciais (mobile e POS) para todos os meios de pagamento (cartões de crédito, débito e refeição), além das contas digitais gratuitas que permitem pagar contas, recarregar celular, fazer portabilidade de salário e enviar e receber transferências (TEDs); a Compass UOL, que oferece soluções tecnológicas para a transformação digital de grandes empresas; e o UOL EdTech, plataforma com soluções para ensino online. Acesse: www.uol.com.br/sobre  

 

Fonte: XCom 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.