O Dia Internacional da Higiene Menstrual deste ano tem como agenda principal, definida pela WASH United (organização que estabelece e coordena globalmente a data para tornar a menstruação um fato normal da vida), promover conversas sobre um tema que ainda gera discriminação e exclusão de meninas e mulheres. Por isso, a Kimberly-Clark, especialista em produtos de cuidado e higiene pessoal, por meio de sua marca Intimus®, de cuidados femininos, e em parceria com a ONG Plan International, está implementando ações na América Latina que buscam promover a educação, questionar estigmas e mobilizar iniciativas para a erradicação da pobreza menstrual e da desinformação.

E, para chamar a atenção para a data, Intimus® promove o movimento #MenstruaçãoSemCensura, que tem por objetivo incentivar a não censura ao ciclo menstrual nas redes sociais, ajudando na conscientização de que a menstruação é algo natural, e que é necessário falar e questionar os estigmas relacionados ao ciclo menstrual.

Divulgação/Intimus®
Divulgação/Intimus®

“O sangue menstrual deve ser tratado de forma natural, saudável. É biológico Não há motivo para censurar imagens com menstruação em redes sociais, pois não se trata de um conteúdo sensível ou que precisa ficar escondido. Precisamos normalizar fotos e conversas sobre o tema, por isso estamos lançando o movimento #MenstruaçãoSemCensura em uma data que é tão importante para Intimus®, que é o Dia Internacional da Higiene Menstrual. E trouxemos a arte para ajudar a refletir sobre o tema, ajudando a conscientizar a sociedade de forma leve e com conversas”, destaca Ronaldo Art, diretor de marketing da Kimberly Clark no Brasil.

A ação, criada pela Ogilvy e executada pela agência de PR, PROS,  visa a usar expressões artísticas para impactar de forma positiva a sociedade. Para isso, no Brasil, Intimus® convidou a artista visual Kari  (@7kari) para desenhar o sistema reprodutor feminino em um muro, localizado em São Mateus, zona leste de São Paulo.

E, para amplificar a narrativa, a marca contará com um time de embaixadoras e, pela primeira vez, com homens para ajudar a fomentar essa conversa. Estarão presentes na campanha as embaixadoras Thaynara OG (@thaynaraog), Luana Carvalho (@lxccarvalho), Bibi Tatto (@bibitatto), Theulyn Reis (@theulynreis) e Camila Pudim (@camilapudim), além das influenciadora Manu Mendes (@manumendes.rj), da artista plástica Cissa Victal (@pollicromia), do youtuber Christian Figueiredo (@christian_fig) e do influenciador Jonas Amador (@jonasamador).

E dando continuidade às ações que a marca já realiza para ajudar a questionar os estigmas da menstruação e contribuir para a diminuição da pobreza menstrual, serão promovidas mesas redondas com 120 jovens, que serão realizadas por especialistas e aliados da Plan International em escolas públicas do Brasil, localizadas nas cidades de Camaçari e Salvador, na Bahia. Nessas duas conversas, que acontecerão nos dias 31 de maio e 1º de junho, a marca distribuirá produtos de higiene menstrual e folhetos com conteúdo educativo sobre menstruação e saúde íntima. O principal objetivo da marca é promover hábitos de higiene adequados e ajudar a construir uma sensação de naturalidade a respeito da menstruação.

“Não é aceitável que quem menstrua continue a viver experiências limitantes, que impossibilitem a educação, o cumprimento de seus compromissos de trabalho ou uma vida cotidiana plena. A menstruação não pode ser um impedimento para o desenvolvimento e aspirações pessoais”, enfatiza Allan Sneider, Diretor de Marketing da Kimberly-Clark para América Latina.

Divulgação/Intimus®
Divulgação/Intimus®

ESTIGMAS DA MENSTRUAÇÃO

Hoje, cerca de 30% (60 milhões) da população brasileira menstrua, segundo o relatório “Livre Para Menstruar” (Free to menstruate), realizado pela ONG Girl Up. São 1,24 milhão de meninas (11,6% do total de estudantes) que não têm papel higiênico disponível nos banheiros das escolas onde estudam. Já entre as meninas de 10 a 19 anos, que deixaram de realizar alguma atividade (estudar, fazer tarefas domésticas, trabalhar ou até mesmo brincar) por “problemas de saúde”, nos 14 dias anteriores à data da investigação, 2,88% foram por problemas menstruais (apontaram a menstruação como o principal motivo de saúde para isso), segundo o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdades e Violações de Direitos”, realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Além disso, uma pesquisa realizada pela marca* revelou que, no Brasil:

  • Mais de um terço das entrevistadas ​​acham que o período menstrual pode demonstrar “fragilidade”;
  • Mais da metade das entrevistadas na América Latina não se sentem à vontade para falar de menstruação com qualquer pessoa, principalmente se for homem. No Brasil, 44% delas se sentem à vontade para conversar com qualquer pessoa sobre o assunto e 43% das entrevistadas só se sentem à vontade para conversar com outras mulheres; 13% delas não se sentem à vontade para falar sobre o tema com ninguém.
  • No Brasil, 70% das entrevistadas acreditam que os homens não se sentem à vontade para falar de menstruação.
  • Três a cada dez não costumam ver conteúdo em que o tema é abordado naturalmente.
  • Com base nos resultados da pesquisa regional, a Kimberly-Clark, por meio de Intimus®, uniu o potencial da comunicação e a linguagem da arte para estimular a reflexão e divulgar informações sobre higiene menstrual. Afinal, por que a menstruação, a genitália feminina e as referências ao sangramento menstrual ainda são interpretadas, por pessoas e até algoritmos, como conteúdo vergonhoso ou violento?

Metas de Impacto Social 2030

Inovando ao cuidar das pessoas há 150 anos, a Kimberly-Clark está presente na vida de ¼ da população mundial, todos os dias, por meio de marcas que se tornaram líderes de categoria e icônicas ao longo de nossas vidas, em 175 países. Um dos pilares das metas de sustentabilidade da Kimberly-Clark para 2030 é o compromisso de impactar positivamente 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar. O propósito de prestar o melhor cuidado a todos, contribuindo para a construção de um mundo melhor, norteia todas as ações da Kimberly-Clark e se expressa, também, na mitigação de problemas nas comunidades onde está presente, com a ampliação de oportunidades e o estímulo da empatia, advogando pelas pessoas e pelo futuro delas.

Intimus®, por meio de campanhas como “Sou um novo ciclo”, que faz parte do programa “She Can” (Ela Pode), celebra o empoderamento feminino, por meio da eliminação de mitos e percepções negativas sobre a menstruação. Em 2020 e 2021, a marca impactou positivamente um total de 554 mil pessoas na América Latina, graças às doações de 9,5 milhões de unidades de produtos de higiene menstrual, feitas em ações e alianças com ONGs, regional e localmente, como Cruz Vermelha, Banco de Alimentos e Plan International.

*Fonte: pesquisa realizada pela marca Intimus®/Kotex em maio de 2022, por meio de suas contas locais do Instagram, em países da América Latina. Número de respostas obtidas: 1.469.

Sobre a Kimberly-Clark

A Kimberly-Clark e suas marcas reconhecidas são uma parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela engenhosidade, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais das pessoas, criamos produtos que ajudam a experimentar mais do que é importante para elas.

A empresa investe em programas sociais que geram significado e mudanças duradouras. Sob o pilar do impacto social, a empresa tem atuado para melhorar o bem-estar de 25 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social com foco no acesso ao saneamento básico, ajudando crianças a progredir e dando ferramentas para o empoderamento de mulheres e meninas.

Nosso portfólio de marcas inclui Huggies, Kleenex, Scott, Kotex, Cottonelle, Poise, Depend, Andrex, Pull-Ups, GoodNites, Intimus, Snow, Plenitude, Live e WypAll e detém a posição de número 1 ou 2 na participação em 80 países. Utilizamos práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que nossos negócios prosperem nas próximas décadas.

Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 147 anos de história de inovação da empresa, visite kimberly-clark.com ou siga-nos no Facebook ou Twitter.

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, dedica-se a garantir os direitos e promover o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis, a Plan International Brasil ficou entre as 100 Melhores ONGs do país em 2020 e recebeu a certificação A+ no Selo Doar Gestão e Transparência. A Plan acredita que um mundo melhor para as meninas é um mundo melhor para todas as pessoas. E, para construir uma sociedade mais justa e igualitária, conta com o apoio de embaixadoras, como Ana Paula Padrão, Thainá Duarte, Joyce Ribeiro e Astrid Fontenelle. Mais informações: www.plan.org.br.

Fonte: Divulgação/Intimus® 

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