Ícone da estação, os caldinhos são versáteis, fáceis de preparar e harmonizados com vinho dão um charme especial para refeições em família ou com os amigos
Se você é do grupo que ama receitas quentinhas como caldo, sopa e creme para aquecer as noites de inverno, está no lugar certo. A escola de Gastronomia Chef Gourmet Santo Amaro, referência brasileira no ensino de gastronomia nacional e internacional, preparou três receitas deliciosas de caldinho, sopa e creme com dicas de como harmonizar cada uma delas com vinhos adequados.
As dicas da Chef Gourmet Santo Amaro são: caldinho de feijão com pimenta biquinho, sopa de cebola e creme de queijo. “São três opções clássicas e sofisticadas que, além de saborosas, são muito charmosas para que as pessoas possam se reunir, se divertir e curtir o inverno. A gastronomia tem a ver com isso, quer dizer, reunir pessoas em momentos prazerosos em torno da comida”, conta Maria de Lourdes, gestora da escola.
Deliciosas, fáceis e rápidas de preparar, as receitas têm uma apresentação bonita e são ideias para refeições em família, jantares românticos ou para encontros com os amigos. Outro ponto positivo é o fato de que os ingredientes são simples de encontrar. Isso significa que elas aliam a praticidade, muitas vezes necessária na rotina agitada, com o charme que não podemos abrir mão.
Para quem está a fim de colocar a mão na massa, mas tem dúvida de como preparar, é só seguir as orientações abaixo. Coloque o avental, separe os ingredientes, chame os convidados para bater um papo durante o preparo (é maravilhoso surpreender os amigos, amores e familiares com o aroma da comida sendo preparada). Depois, é só escolher a receita que mais agrada a você e aos convidados, servir e bon apetit neste inverno.
1 – Caldinho de feijão
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de feijão-preto cozido
- 1 ½ xícara (chá) de caldo de legumes caseiro
- 1 pimenta biquinho
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- para decorar: pimenta biquinho, bacon frito em cubos e cebolinha
Preparo:
Com o feijão já cozido e o caldo caseiro de legumes prontos, bata todos os ingredientes com o mixer até ficar uma consistência de caldo. Aqueça no fogão e sirva em um copo hot drink. Por fim, decore a borda do copo com pimenta biquinho aberta ao meio e com o bacon frito e a cebolinha sobre o caldo.
Vinho para harmonizar:
Esse caldinho tem uma textura especial, toque salgado e sabor levemente picante. Um vinho tinto jovem, levemente frutado e de média acidez é ideal. Um tempranillo espanhol ou um tinto regional de Bordeaux são boas opções de harmonização.
2 – Sopa de cebola
Ingredientes:
- 400g de cebola em fatias finas
- 1 colher de azeite
- 1 colher de manteiga
- 120 ml de vinho branco
- 1,5 litro do caldo de carne caseiro
- 3 fatias de pão italiano grossas
- 50g de queijo Gruyère ralado fino
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo:
Caramelize a cebola no azeite e manteiga lentamente, em fogo baixo, até ficarem macias e douradas. Em seguida, deglaceie a panela com vinho branco, acrescente o caldo de carne e deixe reduzir. Monte o ramequin com a sopa, a fatia de pão por cima e polvilhe o queijo. Por fim, leve para gratinar no forno ou use o maçarico para derreter o queijo.
Vinho para harmonizar:
Para esse clássico, que conta com a acidez da cebola e a cremosidade do queijo, é recomendado um tinto leve e de baixo teor alcoólico. Um beaujolais da borgonha ou um tempranillo espanhol são boas opções. Para os amantes dos vinhos brancos, um sauvignon blanc chileno vai muito bem.
3 – Creme de queijo no pão italiano
Ingredientes:
Para o molho bechamel
- 600 ml de leite aromatizado com cebola, cravo e louro
- 50g de manteiga
- 50g de farinha de trigo
- Prepare o molho bechamel misturando os ingredientes acima até atingir a consistência cremosa e reserve
Para finalizar o creme
- 1 pão italiano (retire o miolo para servir o creme)
- 50g queijo Gruyère
- 50g de queijo parmesão ralado fino
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Aqueça o bechamel, acrescente os queijos e leve ao fogo baixo até engrossar. Ajuste o sal e a pimenta e sirva o creme dentro do pão italiano.
Vinho para harmonizar:
A característica predominante do creme de queijo é a cremosidade. Ele pede um tinto de médio corpo como um malbec argentino ou ainda um merlot nacional do Vale dos Vinhedos. Por outro lado, um chardonnay argentino, com passagem por madeira, agradaria muito também.
Bom apetite!
Sobre a Escola Chef Gourmet
A unidade Santo Amaro da Chef Gourmet oferece uma grade completa de cursos de gastronomia nacional e internacional profissionalizantes ou por hobby. Para quem pretende entrar no mercado, a escola oferece cursos de chef de cuisine, chef pâtisserie e boulangerie, chef boucherie, chef pizzaiolo, sommelier de vinhos profissional, cozinheiro profissional, bartender, gestão de negócios e inglês cultural.
A formação por hobby conta com os cursos de cozinha por hobby, panificação e confeitaria por hobby, chef júnior, bartender, sommelier de vinhos por hobby e inglês cultural. para mais informações, ligue para (11) 5521-9100, envie uma mensagem para o WhatsApp (11) 91416-2670 ou um e-mail para santoamaro@escolachefgourmet.com.br.
Membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ao longo dos últimos anos, a Escola Chef Gourmet vem construindo uma história de sucesso com unidades em todas as regiões do Brasil. Atualmente a Chef Gourmet conta com quase 80 franquias em todas as regiões do Brasil, cerca de 120 professores e mais de 15 mil alunos formados. Para mais informações, acesse www.escolachefgourmet.com.br.
Fonte: WR Comunicação