Desde 2017 até este ano de 2021 o Banco Central derrubou a taxa Selic dos 14,25 % para 2,5% como tentativa de estimular a fraca economia dos país, porém esta redução da taxa trouxe diversas consequências ao país e consequentemente a população.
A mais sentida das consequências é a inflação, com a queda da Selic os títulos brasileiros tendem a ficar menos atraente para os investidores internacionais, que resgatam seus títulos para investir em mercados mais atraentes, mas para investir o capital que está no Brasil este deve converter o capital no Brasil em dólar, e se muitos investidores tomarem a mesma atitude a moeda sobe pela simples lei da oferta e demanda, como vimos acontecer e consequentemente trás alguns impactos com o dólar mais alto:
- O combustível aumenta devido a importação de gasolina, onde ficou mesmo a auto suficiência do país?
- Os estrangeiro compram mais alimentos com menos dinheiro como soja, arroz, milho, carnes, etc … Novamente a lei da oferta e demanda impera e quem paga o preço mais alto é você.
- Os estrangeiros compram as mais commodities como minério de ferro, cobre, ouro, prata, alumínio, níquel. O custo de construção e moradia disparou no país.
- Importamos menos produtos com risco de ficar com estoque e depois a cotação do dólar “alto” cair, mais oferta do mercado e menos demanda de importação aumentam os preços dos smart fones, smart Tvs, computadores, impressora até o cartucho aumenta.
Estes foram os principais impactos na economia brasileira com a queda da Selic, que provocou o aumento do dólar e consequentemente a inflação no país, mas e a renda fixa?
Muitos brasileiros observando seus rendimento caírem com queda Selic, principalmente a poupança e o títulos atrelados ao CDI, se aventuraram na renda variável, com a chegada da pandemia sofreram forte correção. Apesar dos preços dos ativos estarem se recuperando com o “Fim da Pandemia” (série escrita no mês de junho), não sabemos o futuro do país, se terá mais onda da pandemia com a variante delta, se o governo sofrerá impeachment ou não, uma coisa é certa a Selic vai subir, se subirá 0,75% pontos ou 1,00% ela vai subir enquanto o IPCA (inflação) estiver alta no país.
Mesmo que a Selic suba 1,00% para os 5,25% o IPCA acumulado de 12 meses é de 8,90% ou seja superior ao seu rendimento, renda fixa não é só Tesouro Selic, títulos com vencimento de médio e longo prazo pagam melhores taxas.
Na próxima semana a Parte 2 da série “A Renda Fixa não Morreu” você saberá como a alta da SELIC impactam os títulos do Tesouro Nacional.
Leia as séries publicadas:
“O fim da Pandemia” Parte 1,2 3 e 4
“O Impacto da Crise Hídrica no Mercado Financeiro” – Parte 1,2,3 e 4
Nos siga nas redes sociais e mantenha-se informado no JWNews.com.br
Se este conteúdo foi útil compartilhe para continuarmos a oferecer informação e notícias gratuitas a você leitor.
Esta matéria assim como os estudos gráficos não são recomendações de compra ou venda, servindo apenas de caráter informativo