Rede lançou o novo modelo de negócio, Slim, para cidades a partir de 60 mil habitantes e deseja expandir nas cidades de

Segundo a Pesquisa de Desempenho elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no segundo trimestre de 2022, o setor de franquias faturou R$ 48 bilhões, um aumento de 16% se compararmos ao segundo trimestre do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o faturamento atingiu a casa de R$ 195 bilhões, cerca de 9,2% a mais que 2021.

Segundo dados da Central do Franqueado, uma startup gaúcha de soluções para franqueados, a região Nordeste do Brasil vem se destacando, o número de unidades franqueadas teve um aumento de 8% em relação ao primeiro semestre de 2020. A região apresenta uma recuperação após o momento mais crítico da pandemia do covid19, saltando de R$ 9 bilhões para R$ 12 bilhões em seu faturamento.

Sabendo desse mar azul para investimentos, o Instituto Gourmet Brasil, maior rede de franquias de ensino profissionalizantes em gastronomia, foca sua expansão para a região. Segundo a gerente de expansão da marca, Patricia Rocha, a região nordeste possui mais de 90 praças espalhadas entre os nove estados da região que apresentam grandes possibilidades de um excelente desempenho no negócio.

“Com o amadurecimento da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do consumidor, densidade na região, polos geradores e número de habitantes. Com a pandemia, percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta.

Hoje as franquias do Instituto Gourmet Brasil, estão abrangendo cidades a partir de 60 mil habitantes, no modelo Slim, as unidades terão em média 100m² e uma sala de aula. “Estamos transformando vidas em todas as cidades do país e agora conseguimos estruturar nosso negócio para proporcionar educação fora das grades capitais”, pontua.

A expectativa da rede é de crescer 30% com o novo modelo de negócio. “2021 foi um ano bastante desafiador e de grandes aprendizados para o Instituto Gourmet Brasil, para 2022 estamos em desenvolvimento de ações estruturantes que pavimentarão o crescimento sustentável do negócio no médio e longo prazo”, analisa Patricia.

Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet Brasil foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.

Em 2021, a marca apontou um crescimento de 50% no sell-out da rede – venda direta para o consumidor final – e mesmo durante os fechamentos das unidades devido aos decretos estaduais, não houve nenhuma quebra de contrato. “Nós dobramos o volume de unidades”, comemoram os sócios, sobre o crescimento de 80% em unidades ativas.

Hoje são mais de 130 unidades em funcionamento e mais de 30 mil alunos já passaram pela rede, que recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo Slim é preciso investir a partir de R$ 190 mil com faturamento médio de R$ 55 mil e lucratividade média de 30%.

 

Sobre o Instituto Gourmet Brasil

O Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.

Fonte: Lucky Assessoria 

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