Abrasileirar” vai trazer receitas de coquetéis e curiosidades sobre a cultura nacional, valorizando sabores e saberes locais
Fazer um call, tomar um brunch com um croissant e um bowl de frutas, dar um feedback depois de um brainstorm, comer blueberry e cheers! Brindar num happy hour. Já reparou como a vida da gente está cheia de expressões, pratos, brindes e drinques de outras línguas e culturas? Pensando nisso, a jornalista e pesquisadora de brasilidades, Néli Pereira, lança neste domingo, 31 de outubro, o canal “Abrasileirar”, no YouTube, dedicado à cultura brasileira.
O espaço virtual, que trará vídeos todas as quartas e domingos, vai contar com receitas de coquetéis, uso de ingredientes nacionais, além de espaço para entrevistas e curiosidades sobre a cultura nacional, valorizando os sabores e saberes locais.
“Abrasileirar é preciso, ainda mais neste momento. Tem um Brasil incrível para a gente se encantar, se lambuzar, apoiar e conhecer. A gente só defende aquilo que a gente conhece. Decolonizar a língua, o prato e o copo é um caminho sem volta. E é uma trajetória deliciosa”, garante a jornalista.
Entre os primeiros vídeos que o público vai poder conferir, estão receitas de drinques com cajuína, como fazer uma catuaba caseira e entrevistas ao vivo sobre fitoterapia indígena.
No dia do lançamento, 31 de outubro, além de um vídeo manifesto do canal e um especial sobre a catuaba, Néli ainda fará uma live sobre as “bruxas brasileiras”. “O Brasil foi um depósito de mulheres condenadas na Inquisição e enviadas para cá por Portugal. Aqui, o caldo engrossou com a sabedoria dos povos originários sobre a nossa mata, e com as tradições que os povos escravizados lutaram para manter sobre suas culturas. Temos uma história para contar sobre essas mulheres”, afirma Néli. A entrevista será transmitida ao vivo no canal às 19h.
“Minha intenção é dar as ferramentas, as receitas e os recados para que a gente volte a se encantar pelo Brasil, para que a gente procure conhecer mais sobre o nosso país, valorize os aspectos da nossa cultura – da mandinga às expressões, das plantas aos pratos”, ressalta.
Sobre Néli Pereira:
Néli trabalhou durante mais de 20 anos em redações nacionais e internacionais, entre elas a BBC, onde foi repórter e apresentadora, e a BandNews FM, onde foi âncora. Interessada em cultura brasileira, ela também é mestre em Estudos Culturais pela University of London, com foco em identidade e políticas culturais no Brasil. Desde 2015, faz uma pesquisa intensa sobre ingredientes nacionais na coquetelaria e se tornou uma referência no assunto, ao lado do seu bar, o Espaço Zebra, em São Paulo (SP). Ela já realizou dois TEDx São Paulo sobre brasilidades (links abaixo). Em 2022, lança seu primeiro livro sobre o assunto pela Companhia de Mesa.
Sobre a Pororoca Lab:
O canal é lançado em parceria com a Pororoca Lab, estúdio criativo do qual Néli faz parte e que pretende se dedicar aos conteúdos audiovisuais sobre o Brasil. Além da jornalista, fazem parte do grupo a diretora de fotografia Carol Gherardi, a produtora AUDIO S.A, a produtora executiva Priscila Cha, o montador Andre Tatu Tonin, o músico Marcio Guimarães, responsável pelas trilhas, e o trabalho de artes visuais de Renato Larini.
Serviço:
Lançamento canal “Abrasileirar”, por Néli Pereira
31 de outubro
Vídeo às 11h
Live ao vivo às 19h
Fonte: Vora Comunicação