A Prefeitura de Mauá desenvolveu um projeto pioneiro para dar apoio aos trabalhadores: a Ficha de Acolhimento Pós-Covid-Saúde do Trabalhador. O objetivo do documento, implementado pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), é orientar os munícipes na volta à vida profissional e o encaminhamento à assistência em saúde, caso necessário.
O formulário vem sendo aplicado desde junho aos usuários do CER IV (Centro Especializado de Reabilitação) e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, nas quais os profissionais foram capacitados para o preenchimento.
A ficha contém dados como profissão, situação funcional, doenças pré-existentes, se houve alteração ou dificuldade no cumprimento da rotina de trabalho ou no retorno, se faz uso de medicamentos e quais os sintomas pós-covid que apresenta, entre outros.
Cerca de 25 pessoas já participaram do projeto, que se estenderá até o fim do ano e foi destaque no 7º Simpósio Internacional: ICF Education, realizado virtualmente nos dias 23 e 24 de outubro. No evento foram apresentados os avanços no uso da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) — Incapacidade e Saúde, da OMS (Organização Mundial da Saúde).
A aplicação da CIF, juntamente com a CID (Classificação Internacional de Doenças), permite a criação de um banco de dados no qual irão constar informações para agilizar o atendimento na rede de saúde do município, proporcionando um melhor atendimento e com mais qualidade.