Pela primeira vez o espaço terá uma curadoria feita por um profissional da alta gastronomia e terá um menu inspirado no Rio de Janeiro, promovendo uma verdadeira viagem pelos melhores e mais tradicionais pratos do Estado
A área de gastronomia sofisticada da Cidade do Rock, sempre um dos pontos altos do Rock in Rio ao longo dos anos, chega à edição comemorativa de 40 anos do festival repleta de novidades. Pela primeira vez, o Gourmet Square terá o cardápio assinado por uma renomada chef. Heaven Delhaye, experiente chef de cozinha e proprietária dos aclamados restaurantes D’Heaven, Heaven Cucina, Nonna Per Heaven e Bob Esponja Burguer & Restaurante, lidera as criações que promoverão uma verdadeira homenagem e viagem pela culinária do Estado do Rio de Janeiro. Na edição passada, em 2022, Heaven já havia marcado presença no Gourmet Square com sua clássica comida italiana que fez um sucesso absoluto entre o público. Dedicado aos apreciadores da boa gastronomia, o Gourmet Square traz uma experiência completa em um espaço totalmente coberto e climatizado, com amplas opções de mesas e cadeiras para relaxar e aproveitar entre um show e outro.
“Nesta edição especial, em que celebramos os 40 anos de história do festival, o público terá uma gastronomia ainda mais excepcional na Cidade do Rock. Com a renomada chef Heaven Delhaye liderando o cardápio do Gourmet Square, estamos proporcionando aos nossos visitantes uma verdadeira jornada culinária pelos sabores autênticos que só o Estado do Rio de Janeiro proporciona com uma assinatura exclusiva e inédita. Esta parceria reflete nosso compromisso em oferecer não apenas música de alta qualidade, mas também uma experiência completa, mágica e memorável para todos os presentes” comenta Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.
Point do público nas edições de 2017, 2019 e 2022 do Rock in Rio, o Gourmet Square é um espaço totalmente dedicado à alimentação no festival. O local conta uma área de 2mil metros quadrados, com capacidade para 2.700 pessoas, ambiente climatizado, além de bares onde serão ofertadas cervejas especiais do Grupo HEINEKEN: Lagunitas, a IPA da Califórnia conectada à música independente desde sua origem; Blue Moon, a cerveja especial mais consumida dos EUA; e Baden Baden, a cerveja ideal para harmonizar momentos e que celebra 25 anos em 2024. O funcionamento segue do momento da abertura dos portões da Cidade do Rock, às 14h, até as 3h da madrugada. O espaço contará com patrocínio da Heineken e do Ifood.
A chef Heaven Delhaye comentou sobre a expectativa de estar no festival: “estou muito feliz e honrada por assinar o cardápio do Gourmet Square no Rock in Rio, especialmente nesta edição comemorativa de 40 anos de história do festival. Será uma verdadeira viagem pelos sabores do Estado do Rio de Janeiro, com pratos super bem elaborados, saborosos e muito democráticos. Mal posso esperar para proporcionar aos visitantes uma experiência gastronômica excepcional, onde cada prato será uma homenagem aos sabores autênticos da região.” finaliza.
A chef Heaven Delhaye se apaixonou pela culinária no bistrot de sua família, em Florianópolis, onde descobriu seu talento e se entregou à profissão. Em busca de aperfeiçoamento, a chef viajou para França, Portugal, Itália e Marrocos, participando de Workshops, cursos e estágios em restaurantes renomados. Em 2019, a Chef foi a vencedora e escolhida por unanimidade na seletiva Brasil para representar o país no concurso Pasta World Championship 2019, no qual ficou entre os quatro melhores da competição. Em 2021, Heaven foi convidada para ser jurada do reality de culinária “The Rolling Kitchen Brasil”, na GNT, programa que está em sua segunda temporada.
Outro local que terá uma gastronomia sofisticada na Cidade do Rock será acessado exclusivamente por aqueles que adquiriram o Rock in Rio Club 40 anos. Atrás do Club Lounge, que este ano está localizado em frente ao Palco Sunset, os membros que fazem parte desta categoria do clube de benefícios do festival terão jantares especialmente preparados pelo renomado Chef com Estrela Michelin, Elia Schramm. O fã e seu acompanhante poderão apreciar as iguarias inspiradas pelas cidades que já sediaram o megaevento — Rio, Lisboa, Madrid e Las Vegas. O Chef preparou um cardápio único para cada dia de festival, com direito a entrada, prato principal e sobremesa.
Saindo destas duas áreas, no gramado os visitantes terão ofertas que atenderão aos diferentes paladares, além de espaços com oferta de bebidas como refrigerante, chopp, café, mate, energético entre outros. Durante o festival, algumas das marcas parceiras presentes – como Heineken, Doritos, Coca-Cola, Seara e KitKat, – também atenderão os mais diferentes paladares, desde os que apreciam uma gastronomia mais elaborada, até os fãs de fast food, os veganos e vegetarianos, entre outros. Vale lembrar que em toda a Cidade do Rock haverá estações de bebedouro de água potável espalhadas e disponíveis para o uso gratuito do público.
O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. Aqueles que não adquiriram o Rock in Rio Card, poderão garantir um lugar nesta edição que será histórica na venda geral de ingressos, que acontecerá no dia 23 de maio, às 19h, exclusivamente no site da Ticketmaster. E quem quiser estar na Cidade do Rock em 2024 precisa se planejar, já que neste ano o Rock in Rio Card esgotou em 2h04.
O público que adquiriu o Rock in Rio Card também já pode selecionar a data que deseja ir ao Rock in Rio. A escolha do dia é feita exclusivamente online por meio do site, na seção Meus Pedidos, até o dia 21 de maio de 2024. Durante o período de troca, o titular do Rock in Rio Card poderá escolher entre qualquer um dos dias do festival.
Na programação do primeiro fim de semana, Travis Scott é o headliner do Palco Mundo no dia 13 de setembro, mesmo dia em que recebe o show de 21 Savage, Ludmilla e Matuê com participação de TETO e WIU, além de contar Deadmau5 como headliner do New Dance Order. Neste mesmo dia, o Palco Sunset tem shows de MC Cabelinho e Coral das Favelas, Orochi com Chefin e convidado, além de Veigh & Kayblack, e Funk Orquestra convida MC Daniel, Rebecca e MC Soffia. Já no dia 14 de setembro é a vez do Imagine Dragons comandar o festival, com o Palco Mundo recebendo também OneRepublic, Zara Larsson e Lulu Santos, enquanto no Sunset NX Zero será o headliner, no mesmo dia em que James, Kingfish, Penelope e Pato Fu sobem ao palco. Já no New Dance Order, DJ Snake encerra a noite e, no Espaço Favela, Dennis DJ faz a última performance do dia.
No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset e Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela. No dia 20, o “Dia Delas”, é a vez de Katy Perry brilhar como headliner, com Karol G, Cyndi Lauper e Ivete Sangalo se apresentando também no Palco Mundo, enquanto IZA, Gloria Gaynor, Tyla e Luedji Luna convida Xênia França e Tassia Reis no Palco Sunset, e Pocah faz show no Espaço Favela. No NDO, Alison Wonderland é a primeira headliner confirmada para este dia, enquanto no palco do Global Village, Angelique Kidjo faz show no dia 20, em que o line-up de todos os palcos será 100% feminino. Fechando o Rock in Rio, no dia 22 de setembro, Shawn Mendes é o headliner e Akon e NE-YO também subirão ao Palco Mundo, enquanto o Sunset receberá a apresentação inesquecível de Mariah Carey e o Espaço Favela encerra a noite com o cantor Belo.
Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024
Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso será R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.
O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.
O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).
Fonte: PR Rock World | Approach Comunicação